Pular para o conteúdo principal

PORTUGAL CONFIRMA COMPRA DE 6 AVIÕES EMBRAER KC-390


Michel Temer, Presidente do Brasil, confirmou, esta quinta-feira, dia 31 de agosto, que Portugal vai adquirir seis aviões de transporte militar e logístico KC-390, da construtora aeronáutica brasileira Embraer, que incorporam diversas peças e soluções tecnológicas produzidas e criadas por técnicos portugueses.

O Presidente brasileiro garantiu que o negócio já foi acertado e que o Governo português vai mesmo optar por comprar seis aviões para fins militares. A oficialização da compra foi feita por Marcelo Rebelo de Sousa na curta passagem de Temer por Lisboa, esta quarta-feira, dia 30 de agosto, segundo revela um tweet publicado após o regresso de Michel Temer a Brasília.
O Governo já tinha aprovado, em Conselho de Ministros, o início das negociações para a aquisição de cinco aparelhos, com a opção de compra de mais uma unidade (facto que veio a confirmar-se nesta quinta-feira). A notícia, embora não confirmada, já corria, desde há algumas semanas, em meios políticos e militares de Lisboa.
O KC-390 foi apresentado em Portugal no ano passado, em cerimónia em que estiveram diversos governantes portugueses e responsáveis pela Força Aérea Portuguesa, nas instalações da OGMA, em Alverca do Ribatejo. Em junho deste ano o primeiro-ministro português António Costa (na foto) viajou num dos protótipos do KC-390 entre dois aeroportos brasileiros (LINK notícia relacionada).
Os KC-390 vêm substituir os Hércules C-130 da Força Aérea Portuguesa (FAP). É um aparelho multifunções e está adaptado ao transporte e lançamento de carga e militares com enorme precisão, estando igualmente apto para realizar operações de busca e resgate e até para fazer combate a incêndios. É capaz de fazer reabastecimentos em voo.
Com dois motores turbofan ‘Pratt & Whitney’, tem capacidade para transportar 23 toneladas de carga e espaço suficiente para transportar tropas equipadas e veículos.
O valor da transação não foi divulgado mas, segundo avançou em junho passado o ‘Jornal de Negócios’, que se publica em Lisboa, a compra deverá rondar os 70 milhões de euros por cada aeronave.
O encontro entre os presidentes português e brasileiro aconteceu esta quarta-feira durante uma escala da comitiva brasileira que acompanha Temer à China onde se realizou mais uma Cimeira dos Países BRICS, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A comitiva brasileira pernoitou em Lisboa, em cujo aeroporto ficaram também um avião Boeing 767-300 da Força Aérea Brasileira (FAB), em que viajou Michel Temer, e outro Embraer ERJ190AR, da Presidência da República do Brasil, que também regressava da cimeira.
fonte/foto/NewsAvia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AVIÃO COM O SENADOR AÉCIO NEVES FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA NO AEROPORTO DE GUARULHOS

Imagem com a aeronave em que estaria Aécio, fora da pista, e que circula na internet
O avião em que estava o senador Aécio Neves (PSDB) precisou fazer um pouso de emergência no aeroporto internacional de Guarulhos na noite de quinta-feira (9), informou sua assessoria de imprensa.
Já era noite quando a aeronave, um táxi aéreo fretado pelo PSDB, saiu de Brasília com destino a São Paulo. Os pilotos, percebendo que um pedaço do pneu havia ficado na pista, teriam solicitado autorização para pousar em Cumbica, ao invés de Congonhas, por ter uma pista maior. Ao aterrissar, no entanto, o trem de pouso teria se quebrado, vindo o avião a sair da pista.
Apenas Aécio e a tripulação estavam a bordo. Segundo a assessoria, nem ele nem os pilotos se feriram.
O senador veio para São Paulo porque tem reunião agendada com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na manhã desta sexta (10). Apesar do incidente, o encontro foi mantido.
Fernanda Carvalho/O Tempo/Estadão Conteúdo
fonte/foto/UOL

Da…

VÍDEOS DO ACIDENTE COM BOEING 737 DA PERUVIAN AIRLINES EM JAUJA