MOTOR DE A330-200 DA AEROLÍNEAS ARGENTINAS EXPLODE NO AEROPORTO JFK EM NOVA YORK


Um avião Airbus A330-200 da companhia Aerolíneas Argentinas, matrícula LV-FNJ, sofreu uma explosão num motor, quando estava pronto para descolar de Nova Iorque/JFK para Buenos Aires, capital da Argentina, voo AR1301, informam as agências noticiosas internacionais.

O incidente ocorreu na noite da quinta-feira, tendo a companhia aérea confirmado a ocorrência já na madrugada da sexta-feira, dia 10 de fevereiro.

Steve Coleman, porta-voz da Aerolíneas Argentinas, disse que “os pilotos informaram a ocorrência de um pequeno fogo antes da descolagem, mas que quando os bombeiros chegaram junto do avião, não notarem evidência de incêndio”.

Contudo a autoridade aeroportuária confirmou a existência de um alerta dos pilotos sobre um incêndio num motor e adiantou que o voo foi cancelado, tendo a aeronave voltado à porta de embarque, e todos os ocupantes desembarcaram sem quaisquer danos pessoais.

Este incidente, o segundo conhecido com um motor de A330-200 da companhia Aerolíneas Argentinas nos últimos meses (*****leia notícia abaixo), ocorre num dia em que a movimentação de aeronaves no Aeroporto de Nova Iorque/JFK estava sujeita a restrições devido ao temporal que se fazia sentir com grande queda de neve.

O voo AR1301 tinha hora de partida para meio da tarde, mas devido a esses constrangimentos, a saída foi adiada para depois das 22 horas.

Uma imagem divulgada no Twitter, bastante desfocada e com fraca qualidade, foi publicada pelo jornal argentino ‘La Nación’ como sendo do momento da suposta explosão no motor da aeronave.

fonte/foto/NewsAvia

********Um avião Airbus A330-200 das Aerolíneas Argentinas retornou na noite de quinta-feira, dia 27 de outubro, ao Aeroporto de Buenos Aires/Ezeiza, devido a uma avaria grave no motor do lado direito da aeronave quando estava subir no início de um voo para o Aeroporto de Nova Iorque/JFK, uma ligação que demora mais de 10h00.
A companhia num comunicado distribuído na manhã desta sexta-feira, dia 28 de outubro, refere que se registou uma avaria num dos motores que começou a perder potência, pelo que o comandante decidiu retornar ao aeroporto de partida. Os cerca de 300 passageiros foram depois colocados num outro avião que seguiu viagem para a cidade norte-americana, onde aterrou pelas 14h30 locais desta sexta-feira, com cerca de cinco horas de atraso.
Segundo os jornais argentinos e outros relatos dos passageiros nas redes sociais, ouviram-se três explosões poucos minutos após a descolagem e os passageiros que seguiam no lado da janela próximo da asa puderam até filmar duas das três explosões que se registaram na turbina com libertação de rastos de fogo.
O comandante optou imediatamente por regressar ao aeroporto, onde aterrou sem problemas, depois de desligar o motor e cerca de 16 minutos após de ter descolado (tinha partido pelas 23h58 locais).
No Aeroporto Internacional de Buenos Aires/Ezeiza, o principal da capital argentina, foram tomadas todas as providências para um pouso de emergência, que, felizmente, decorreu sem quaisquer incidentes.
O avião está entregue aos serviços de manutenção da companhia, não tendo sido revelados outros pormenores sobre o incidente. Sem colocar de parte uma eventual avaria técnica, funcionários do aeroporto colocam a hipótese de ter havido uma colisão com uma ave, dado que as explosões foram sentidas a cerca de 500 metros do solo, e a ave pode ter sido sugada pelo motor da aeronave.
fonte/NewsAvia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog